Olimpíadas da Leitura - 7º ano

23-05-2013 16:25

 

Como alunas do 7º ano, resolvemos saber mais sobre as Olimpíadas da Leitura, que, pela primeira vez, se realizam no Colégio. Este é um projeto que desafia todos os alunos do 7º ano, na perspetiva de criar hábitos de leitura.

 

Este ano, já lemos História da gaivota e do gato que a ensinou a voar, de Luís Sepúlveda,  A verdadeira história de Tom TrueHearth, de Ian Beck, e ainda temos pela frente o alucinante desafio de O sonhador, de Ian McEwan, e exóticas páginas de Julio Verne,  em As atribulações de um chinês na China.

  

 

Para aprofundar um pouco mais os contornos deste projeto,  entrevistámos o Prof. Helder Moreira.

 

Professor, qual foi  a iniciativa das Olimpíadas da Leitura?

As Olimpíadas de Leitura são uma iniciativa minha e da professora Alexandra Martins. Com a promoção desta atividade, pretendemos cumprir um objetivo elementar de qualquer programa da disciplina de Português: que os alunos criem hábitos regulares de leitura.

 

Qual foram as dificuldades que teve de enfrentar ao fazer as perguntas do questionário?

No primeiro questionário, a maior dificuldade prendeu-se com o modelo que definimos para estas Olimpíadas: perguntas de resposta-fechada. É difícil adaptar este modelo a uma obra literária. Imaginem o desafio de conseguir formular 30 perguntas objetivas (cada uma com quatro hipóteses plausíveis de resposta) que, simultaneamente, permitam avaliar uma leitura rica e profunda da obra... Seria exagero afirmar que se trata uma tarefa hercúlea, mas é necessária alguma paciência! 

 

Porque é que escolheu estes livros, e não outros?

Estes livros foram escolhidos após a consulta do Plano Nacional de Leitura. Dentro desse leque, tentamos encontrar obras que, por um lado, fossem adequadas à faixa etária dos alunos e, por outro, cujo grau de dificuldade estivesse de acordo com o nível geral dos alunos que frequentam o Colégio. Acima de tudo, a escolha procurou que as narrativas selecionadas constituíssem uma leitura estimulante e enriquecedora para os alunos.

 

Acha que, em geral, os resultados entre as turmas foram satisfatórios?

Dado ser esta a primeira edição das Olimpíadas de Leitura, é difícil avaliar os resultados, pois não há um termo de comparação. Embora tivéssemos ficado agradados pelo facto de a maioria dos alunos ter lido a obra selecionada, só ficaremos inteiramente satisfeitos quando tivermos a certeza de que todos os alunos leem os livros que indicamos!

 

Deparou-se com muitos alunos que não leram o livro?

Efetivamente, em todas as turmas, houve alguns alunos que não leram o livro. Creio, todavia, que com o tempo todos alunos compreenderão a importância da leitura e, principalmente, que ler um bom livro constitui um prazer e uma gratificação ímpares! Este é, aliás, o nosso objetivo essencial com a promoção desta atividade.

 

 

     Ana Sofia Carvalho

Laura Cullen

Pesquisar no site

Contactos

Agência Luso Rua Dr. Carlos Ramos, 161
42300-054 Porto
22 834 71 50