Nascem pedras de Rochas

07-03-2013 17:14

 

Pedras Parideiras em Arouca   

por Ana Catarina Martins, Ana Ruth e Marta Magalhães (7º C)

Fotos: Guilherme Santos

No dia 27 de fevereiro, os alunos do 7ºB e 7ºC juntaram-se e foram numa visita de estudo a Arouca, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.

            Os alunos saíram do colégio às 8 horas e demoraram cerca de 2 horas a chegar a Arouca. Após esta viagem cansativa, chegaram à aldeia da Castanheira que fica na Serra da Freita e tem 10 habitantes. À beira da casa das Pedras Parideiras os visitantes viam a paisagem enquanto tiravam fotos da bela cascata, considerada a maior de Portugal. Primeiro entramos numa sala onde assistimos a um filme que nos explicava a antiga ideia que as pedras nascidas da pedra não eram corretas. Após este vídeo, um colega da redação deste jornal encontrou uma das pedras que saíra de uma das rochas.

A história das pedras parideiras é:

Pedras Parideiras são um fenómeno geológico raro, um tipo de pedras que brotam de uma rocha-mãe, um bloco nodular de origem graníticacom 1000 x 600 m, daí se chamarem Parideiras. Os nódulos de 1 a 12 cm de diâmetro com formas discóides e biconvexas são compostos pelos mesmos elementos mineralógica do granito, a camada externa é composta por biotite e a interna possui um núcleo de quartzo e feldspatopotássico. Estes nódulos ao se desincrustarem dos núcleos da rocha-mãe por termoclastia/crioclastia deixam uma camada externa em baixo relevo nos núcleos da rocha-mãe e espalham-se à volta desta.

As Pedras Parideiras simbolizam a fertilidade na tradição ancestral da região, esta tradição está ainda presente nas populações locais. Acredita-se que dormir com uma pedra parideira debaixo da almofada aumenta a fertilidade.

As Pedras Parideiras estão situadas na Serra da Freita em Portugal e na Rússia, perto de S. Petersburgo.

São um fenómeno raro no Planeta Terra; este sendo o motivo para que se pede aos visitantes destes locais que não recolham pedras para uso pessoal.

 

    

 

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

 

 

Pesquisar no site

Contactos

Agência Luso Rua Dr. Carlos Ramos, 161
42300-054 Porto
22 834 71 50